Piracicaba, São Paulo, 02 de Junho de 2022 – A BorgWarner Inc., líder global no fornecimento de produtos e soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para o mercado de veículos, atingiu o marco histórico de produzir quatro milhões de injetores aquecidos em suas instalações em Piracicaba, Brasil. Desenvolvido em 2012 com o objetivo inicial de eliminar o tanque auxiliar de gasolina para desempenho em baixas temperaturas com o Etanol. Recentemente, o sistema de injeção de combustível aquecido também se tornou indispensável no cumprimento das leis de emissão, reduzindo a geração de hidrocarbonetos quando o motor está frio.
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, mais de 20 milhões de veículos flex-fuel foram licenciados no Brasil de 2012 a 2021. Os quatro milhões de injetores aquecidos fabricados na unidade de Piracicaba abastecem parte dessa frota.
“A conquista dessa marca histórica reflete a demanda por esta solução, que foi pensada para atender uma necessidade substancial do mercado. Estamos muito satisfeitos que o desenvolvimento de injetores aquecidos permite que nossos clientes atendam às regulamentações de emissões atuais e futuras, tornando o mundo ainda mais limpo”, disse Giovani Benato, Gerente de Operações da BorgWarner Fuel Systems no Brasil.
O injetor é usado durante a partida a frio e a fase fria do motor. O sistema é acionado analisando a proporção de Gasolina e Etanol utilizando a relação ar-combustível de exaustão e temperatura para a melhor vaporização da mistura combustível. A estratégia de ativação pode ser variada de acordo com as necessidades de cada montadora. No injetor aquecido da BorgWarner, o aquecimento ocorre na ponta do injetor, garantindo o aquecimento desde a primeira injeção de combustível.
Quando aquecido, o etanol tem melhor vaporização e emissões reduzidas, tornando os injetores de combustível aquecidos da BorgWarner componentes necessários para cumprir as leis de emissões atuais e futuras.